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Growth Marketing: como ter mais resultado investindo menos

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26 de Abril de 2022

  1. O que é Growth marketing e por que essa estratégia está revolucionando o mercado?
  2. Como funcionam as estratégias de Growth marketing?
  3. Como ter mais resultados aplicando CXM em Growth marketing?
  4. Quais ferramentas usar para o planejamento de Growth marketing e CXM?

Growth marketing e Growth hacking são conceitos que ganharam força e destaque no mercado, especialmente nos anos de 2021 e 2022. Ligados aos chamados “métodos ágeis”, essas estratégias ajudam a promover um crescimento rápido e exponencial em empresas que se preparam para adotar as práticas mais inovadores em marketing.

Neste conteúdo, explicamos o essencial para que  você entenda o que são as estratégias de Growth Marketing, como elas funcionam, como ter mais resultados aplicando Growth Marketing e CXM, e quais ferramentas usar no seu planejamento de estratégias.

Confira e tire as principais dúvidas sobre esse assunto para que a sua empresa se beneficie dessas estratégias inovadoras e consiga ter mais resultados investindo menos!

O que é Growth marketing e por que essa estratégia está revolucionando o mercado?

Na esteira das mudanças promovidas pela Transformação Digital e pelos Métodos Ágeis, o Growth marketing se destacou por ser uma estratégia que favorece o crescimento consistente dos negócios em ambientes informacionais que dificultam a retenção de atenção e confiança dos clientes.

Em suma, o Growth marketing se propõe a facilitar a criação de projetos e experimentos que favorecem a retenção dos clientes se valendo, para isso, de quatro processos essenciais:

•             Análise de dados e determinação de contextos de testagem;

•             desenvolvimento de ideias para otimizar processos;

•             priorização das ideias levantadas; e

•             execução de testes, análise e adaptação dos experimentos segundo os resultados obtidos.

Portanto, podemos dizer que o Growth marketing é uma metodologia baseada em processos científicos, de experimentação e testagem de hipóteses, com o objetivo de gerar mais visitas aos canais de comunicação e adquirir mais leads qualificados para a empresa.

Por isso, o Growth marketing pode ser definido de diversas formas que fazem referência aos objetivos de se adotar essa estratégia: 

•             crescimento consistente de um negócio, visando metas comerciais;

•             além do topo de funil, crescimento de métricas diversas para estabelecimento de relacionamentos de longo prazo, gerando mais vendas recorrentes;

•             atração frequente e estável de novos clientes;

•             criação de práticas inovadoras para aumentar engajamento e incentivar a realização de novos negócios.

Logo, de forma simplificada, o Growth marketing visa atrair e envolver novos clientes com métodos inovadores para criar laços mais duradouros entre empresa e clientes, transformando-os em verdadeiros promotores espontâneos de uma marca.

Como funcionam as estratégias de Growth marketing?

Como já explicamos, a base de todas as estratégias de Growth marketing é a análise de um contexto, o levantamento de ideias para otimizar a relação entre clientes e uma marca, a priorização dessas ideias e a testagem de hipóteses para validar os resultados.

Dessa forma, a testagem de hipóteses e os experimentos realizados de forma prévia ajudam a identificar com maior eficiência quais são as estratégias que devem gerar os melhores resultados. Otimizando o tempo e os esforços da equipe de marketing, acelerando o processo de implementação das estratégias mais bem-sucedidas e, consequentemente, a obtenção e maximização de resultados.

A grande diferença do Growth marketing para o que conhecemos como marketing tradicional e marketing digital reside na atenção dada a experiência dos clientes em todas as etapas do funil.

Enquanto os métodos de marketing mais conhecidos dedicam sua atenção quase exclusivamente às interações de topo e meio de funil, o Growth marketing se dedica de forma total à experiência dos clientes em todas as etapas.

Por isso, empresas que adotam as estratégias de Growth marketing criaram uma versão alternativa ao funil de vendas do marketing tradicional, que é dividido em topo, meio e fundo de funil. No Growth marketing, o funil passa a ser dividido da seguinte forma:

•             Aquisição;

•             ativação;

•             retenção;

•             receita; 

•             indicação.

E dado que a experiência dos clientes se tornou um fator preponderante nas relações de detração ou promoção espontânea de uma marca, investir em CX (Customer Experience) e aplicar seus conceitos junto às campanhas de Growth marketing é essencial.

Como ter mais resultados aplicando CXM em Growth marketing?

Todas as relações que envolvem marketing e vendas podem se beneficiar de investimentos em CXM, então, a seguir, apresentamos algumas dicas de como ter mais resultados com ações de CXM em Growth marketing.

Priorize os experimentos que devem gerar mais valor para os clientes

Muitas vezes as equipes têm dificuldades e “travam” na hora de decidir e priorizar os experimentos de Growth marketing. Por isso, a nossa primeira dica é priorizar os experimentos com maior potencial de gerar valor para os clientes.

Os experimentos podem ser priorizados de acordo com métricas que correspondam a objetivos práticos do marketing, como aumento do NPS (Net Promoter Score), Taxa de Cliques, pedidos de orçamento, ou Taxa de Conversão.

Faça testes A/B

Fazer testes A/B é uma excelente forma de verificar como variações nos processos realizados podem gerar resultados mais positivos para obtenção de leads, engajamento e conversão de clientes.

Basicamente, os testes A/B consistem na reprodução de duas alternativas para realizar um mesmo procedimento e na verificação de qual das opções gera melhores resultados.

Reduza ou elimine as ligações de check-in

Embora as ligações de check-in possam ser importantes em determinados momentos da relação entre marca e clientes, elas devem ser pontuais e objetivas. Do contrário, a impressão que os clientes têm é que a empresa está perdida e não entende qual é a expectativa dos clientes em relação à marca e seus produtos.

Desse modo, as ligações de check-in para saber se os produtos chegaram conforme o esperado ou se ele está satisfeito com os produtos, podem ser substituídas por ligações e e-mails que orientem sobre como obter a melhor experiência com os produtos e maximizar os benefícios do seu uso para os clientes.

Aplique técnicas de CRO para acelerar as vendas

As técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) são voltadas para a otimização das taxas de conversão de clientes em uma empresa e podem ser aplicadas para conseguir melhores resultados nas estratégias de Growth marketing.

Nesse caso, nossa sugestão é que os times de vendas e marketing busquem, de forma conjunta, alternativas e gatilhos que ajudem a encurtar a jornada para a conversão de clientes. Eles podem ser, por exemplo, uma amostra grátis de algum dos produtos, envio de relatórios com dados sobre os possíveis ganhos ao adotar uma ferramenta ou serviço, etc.

Quais ferramentas usar para o planejamento de Growth marketing e CXM?

No planejamento das ações e estratégias de Growth marketing e CXM, utilizar as ferramentas apropriadas é indispensável para conseguir monitorar resultados e fazer comparações de forma apropriada. Por isso, para finalizar este conteúdo, indicamos três ferramentas importantes: o Google Analytics; o Google Tag Manager; e o Lumis CX Manager.

Google Analytics

O Google Analytics já é amplamente utilizado no universo do marketing digital, e ainda é uma ferramenta extremamente útil para o planejamento Growth. Isso porque a ferramenta ajuda a monitorar com precisão as taxas de visitantes e sua origem, o comportamento dos usuários, as taxas de conversão e outras informações.

Google Tag Manager

O uso das Tags é um dos principais critérios para o ranqueamento de páginas no Google, redes sociais e em outros mecanismos de pesquisa da internet. Assim, o Google Tag Manager é de grande ajuda, pois a ferramenta cuida do gerenciamento das tags e sua otimização de forma automatizada.

Lumis CX Manager

Por fim, o Lumis CX Manager é uma ferramenta para monitorar e automatizar a gestão da experiência dos usuários. Para isso, a ferramenta se vale de recursos para coleta de dados dos clientes e visitantes, identificação dos pontos de contato com os clientes, segmentação de público, criação de testes A/B, comunicação personalizada, entre outros.

Assim, é possível reunir em uma única solução uma variedade de ferramentas essenciais para a implementação das estratégias de Growth marketing, gerando mais economia para a empresa e objetividade para as equipes de trabalho!

Para saber mais sobre o Lumis CX Manager, confira nossa página com todos os detalhes sobre a ferramenta!

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